Vacinas específicas

Viajantes

 


Antes de iniciar uma viagem, nacional ou internacional,adultos, crianças e adolescentes, devem colocar em dia todas as vacinas recomendadas no calendário vacinal. Devem ser cogitadas as vacinas que previnem a hepatite A, febre amarela, doença meningocócica e febre tifóide, tétano, diarréia do viajante, entre outras. As vacinas podem ser solicitadas ou recomendadas conforme o destino escolhido e o tipo de viagem.

 

Algumas doenças, não têm vacinas que as previnam, por isso as pessoas que viajam para áreas tropicais e subtropicais podem apresentar um risco maior de exposição à malária e dengue, entre outras. É importante que, estes viajantes sob risco mantenham condutas preventivas, como a quimioprofilaxia contra a malária, a precaução contra os insetos e cuidados higiênicos associados a bebidas e alimentos. Em alguns casos pode ser necessária a administração de um calendário acelerado de vacinação, respeitando os intervalos mínimos, para garantir a proteção antes da viagem.

 

Além disso, a vacinação contra a hepatite A é indicada para viajantes para áreas internacionais com taxas altas ou intermediárias de infecção.

Alguns conselhos de prevenção antes de viajar:

 

- Se algum membro da família toma algum medicamento, certifique-se de estar levando a quantidade necessária para todo o período de estadia e, se possível, leve consigo uma receita para o caso de extravio do medicamento.

- Controle a Caderneta de Vacinação de todos os viajantes e mantenha-a em dia, com base nos Calendários de vacinação atual.

- Leve consigo óculos de sol e, se usa óculos de leitura, sugere-se levar um par extra.

- Evite a exposição sem repelente durante as horas em que há maior quantidade de mosquitos (entardecer).

- Use repelente na pele exposta ou sobre a roupa.

- O uso de repelente deve ser discreto, ou seja, grande quantidade não significa maior proteção.

- Não aplique o repelente em feridas ou sobre pele lesionada ou irritada.

- Não use grande quantidade de cosméticos (perfumes, cremes, etc.) durante as horas de maior exposição (entardecer).

- Quando utilizar protetores solares ou cremes hidratantes, aplique-os antes do repelente.

- Lave as mãos logo depois de aplicar repelentes em creme.

- Lave as mãos antes de ingerir qualquer alimento.

- Certifique-se de que a água é potável e não tome água de nenhuma torneira, nem de fonte natural. Tome bebidas engarrafadas ou água mineral.

- Evite usar gelo e tome bebidas refrigeradas.

- Os alimentos adequadamente cozidos são seguros, bem como as bebidas engarrafadas, infusões, frutas lavadas e descascadas.

- Utilize água mineral para a higiene bucal.

- Tome vacina 10 dias antes da viajem.


Fale Conosco

Rua Niels Nielsen, 60 - Americana - SP

E-mail: contato@ciamevacinas.com.br

Tel.: (19) 3461.3969

© 2017 CIAME CLÍNICA DE VACINAÇÃO  |   Design: CBi Arte